segunda-feira, 17 de agosto de 2009

O Império Contra-ataca...




O programa “Repórter Record” de ontem (16/08/09) esquentou ainda mais os ataques mútuos entre a Igreja Universal e a Rede Globo. Durante aproximadamente 1 hora, o programa da emissora iurdiana rebateu as acusações do Ministério Público Estadual de São Paulo e da emissora da família Marinho abordando, entre outros pontos, a trajetória da Rede Globo e seu envolvimento com a ditadura militar, juntamente com a sua inserção conservadora na sociedade brasileira, citando inclusive o documentário da BBC sobre o assunto (Muito Além do Cidadão Kane, de 1993) e a manipulação de pesquisas sobre o debate final entre Collor e Lula na corrida presidencial de 1989.
O surgimento da Globo, as concessões obtidas em função do apoio ao regime militar e a situação financeira em declínio da emissora fundada por Roberto Marinho foram destacados no programa da Record, buscando enfatizar os malefícios resultantes do monopólio da informação adquirido pela “vênus platinada” nas últimas décadas. Segundo o programa de ontem, esse monopólio da Globo estaria ameaçado atualmente pelo crescimento da Rede Record, daí as críticas sofridas por esta última, em especial no tocante à atuação e à conduta de seus proprietários, ou seja, os bispos da Igreja Universal liderados por Edir Macedo.
A fim de conferir maior relevância ao argumento desenvolvido, o programa trouxe uma entrevista exclusiva com o bispo Edir Macedo, dono da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) e da Rede Record de Televisão, que rebateu todas as acusações e ressaltou a perseguição que ele e os membros de sua igreja sofrem por determinados setores da sociedade brasileira. Nas palavras do próprio bispo, a IURD e a Record “vão arrebentar”, isto é, continuar cada vez mais se expandindo pelo Brasil e pelo mundo.
O curioso é que o destino dos milhões de reais em dízimo obtidos pela IURD, e que são aplicados na Record, novamente não foi minimamente esclarecido.

Um comentário:

  1. Uma batalha que vai dar um pouca coisa, afinal ambas as empresas têm seus "podres".

    A Globo no caso não é novidade nenhuma, já que esse documentário da BBC é bem velhinho. E o fato dele ter dificultada a sua difusão até hoje já demonstra o quanto o "rolo" é complicado.

    Diego? Glommer? - http://www.solucomental.blogspot.com/
    Mas vamos acompanhar os próximos capítulos para ver o que dá...

    (Meu sonho era ver as duas se ferrarem... eah... sonhar não custa nada).

    ResponderExcluir